Erros na manutenção do motor de popa

Antes de mais nada, você pode falar com nosso especialista em peças e acessórios para tirar suas dúvidas. São diversas opções e variações e é sobre isso que vamos falar neste artigo! 

Existem diversos cuidados para manter um motor de popa funcionando bem. Acontece que, no dia a dia, nem todo mundo presta atenção em todos os detalhes. E é nessas horas que os problemas acontecem. 

Por isso, vamos dar algumas dicas para você cuidar bem do seu motor e não perder aquele passeio planejado porque o motor te deixou na mão. São cuidados que você precisa tomar se o seu motor ficou muito tempo parado, ou os casos mais comuns das oficinas Vamos lá? 

 

1 - Não ligar o motor regularmente

Mesmo que você não utilize seu barco, o motor não pode ficar parado muito tempo. O ideal é ligá-lo pelo menos uma vez a cada 30 dias, porque isso faz com que o combustível circule e com que a bomba d’água funcione. 

Com isso, as chances de seu motor apresentarem defeitos quando você for usar são muito menores. 

2 - Não trocar o combustível

Mesmo que ele seja ligado a cada 30 dias, você não pode usar um combustível guardado há meses. Portanto, se você for deixar o motor parado, sempre retire o combustível e coloque um novo na hora de ligá-lo. 

O combustível velho precisa ser descartado, e você não precisa por muita quantidade no motor se for apenas funcioná-lo. 

3 - Não se esqueça do óleo

Paralelo ao combustível, o óleo de boa qualidade e apropriado para o motor também é importantíssimo. Use sempre o recomendado pelo fabricante, e sempre faça a mistura correta entre o combustível e o óleo que você está colocando. 

Não é preciso colocar mais óleo na mistura, pois você estará gastando material à toa.

 4 - Atente-se à refrigeração

A refrigeração do motor de popa é feita pelo rotor da bomba d’água. Como ele é feito de borracha, sua vida útil não depende do uso do motor - é preciso trocá-lo após esse período mesmo se o motor ficou parado. 

Fazer a manutenção e a troca dessa peça é importantíssimo para evitar que seu motor aqueça demais e pare de funcionar no meio da pescaria - ou mesmo que você o danifique demais por conta do aquecimento. 

E você, toma esses cuidados?

Prestar atenção nesses detalhes é muito importante para garantir que a vida útil do seu motor seja maior, além de evitar que ele pare inesperadamente! 

Peças para o seu motor de popa? Clique aqui e encontre a que você precisa!